Ranking mostra as instituições financeiras digitais preferidas dos brasileiros
Mais de 75% dos brasileiros estão dispostos a trocar uma instituição financeira convencional por uma digital. É o que indica o Ranking de Onboarding Digital 2021, realizado pela empresa de verificação de documentos digitais idwall, em parceria com a Cantarino Brasileiro. O estudo identificou as preferências dos brasileiros e o que os faz ter uma boa experiência nos aplicativos dos bancos. Para o estudo, foram realizadas mais de 2 mil entrevistas online entre 17 de novembro e 13 de dezembro de 2021.
Existem atualmente mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil — número superior à quantidade de habitantes do país. A pesquisa mostra, ainda, que a maioria dos clientes (64%) tem contas tanto em bancos tradicionais quanto em bancos digitais. Em 2020, esse número era 59,1% e, em 2019, e 40,5%.
Nubank é destaque entre instituições financeiras (Imagem: Divulgação/Nubank)
Entre os participantes, o Nubank é a instituição mais utilizada. A carteira digital PayPal fica em terceiro lugar, à frente do Itaú, do Banco do Brasil e do Bradesco. Já o Mercado Pago garantiu o sétimo lugar ao superar o Santander.
Ranking de instituições financeiras com mais clientes no Brasil (Imagem: Reprodução/idwall)
Houve aumento também no volume de consumidores que usam um banco digital como sua conta principal: são 37% dos entrevistados em 2021 contra 21% em 2020. O Nubank é o mais popular: 21,1% dos clientes o adotam como principal. Para a idwall, isso pode estar relacionado à crescente bancarização da população e à intensificação do mobile banking. Sem contar que essas instituições têm tarifas menores, processos de cadastro fáceis e leque de serviços mais amplo.
Instituições financeiras vencedoras
O levantamento demonstra que, quanto maior a renda e o nível de escolaridade, mais contas o indivíduo tende a abrir. Em 2019, o número médio de instituições utilizadas por cliente era de 2,1, mas em 2020 chegou a 3,2 e, em 2021, atingiu 3,9. Quanto à percepção de segurança, 59,6% dizem que nunca foram vítimas de roubo de dados.
O Ranking de Onboarding Digital 2021 avaliou o processo de cadastro e onboarding de 41 instituições. Foram usadas opiniões de usuários reais e concedidos prêmios em três categorias: Challenger Banks (bancos nascidos digitais), Bancos (empresas mais tradicionais) e Carteiras Digitais (Wallets). Os vencedores foram Nubank, Banco Bari e PicPay, respectivamente. No ranking geral, o Nubank lidera (com nota 8,52), seguido da PicPay (8,21) e do Pagbank (8,07).
PicPay vence entre carteiras digitais e fica em segundo na classificação geral (Imagem: Reprodução/Canaltech/Caio Carvalho)
O estudo comprova que o onboarding afeta diretamente o interesse de um indivíduo em permanecer em uma instituição financeira: usuários que deram 8 ou mais pontos em uma experiência de cadastro estão 129% mais propensos a continuar como clientes. Os que deram notas 9 ou 10 têm 663% mais chances de seguir na instituição.
Felipe Penido, head de inteligência da idwall, destaca que, em média, 2021 teve mais de 315 mil contas digitais abertas por dia. "Nesse cenário, a jornada do usuário é essencial para adquirir escalabilidade e bons resultados", diz. "Tudo começa no onboarding, a primeira etapa dessa relação: aqueles com as melhores experiências conseguem adquirir e fidelizar mais clientes."
Fonte: Canaltech
Existem atualmente mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil — número superior à quantidade de habitantes do país. A pesquisa mostra, ainda, que a maioria dos clientes (64%) tem contas tanto em bancos tradicionais quanto em bancos digitais. Em 2020, esse número era 59,1% e, em 2019, e 40,5%.
Nubank é destaque entre instituições financeiras (Imagem: Divulgação/Nubank)
Entre os participantes, o Nubank é a instituição mais utilizada. A carteira digital PayPal fica em terceiro lugar, à frente do Itaú, do Banco do Brasil e do Bradesco. Já o Mercado Pago garantiu o sétimo lugar ao superar o Santander.
Ranking de instituições financeiras com mais clientes no Brasil (Imagem: Reprodução/idwall)
Houve aumento também no volume de consumidores que usam um banco digital como sua conta principal: são 37% dos entrevistados em 2021 contra 21% em 2020. O Nubank é o mais popular: 21,1% dos clientes o adotam como principal. Para a idwall, isso pode estar relacionado à crescente bancarização da população e à intensificação do mobile banking. Sem contar que essas instituições têm tarifas menores, processos de cadastro fáceis e leque de serviços mais amplo.
Instituições financeiras vencedoras
O levantamento demonstra que, quanto maior a renda e o nível de escolaridade, mais contas o indivíduo tende a abrir. Em 2019, o número médio de instituições utilizadas por cliente era de 2,1, mas em 2020 chegou a 3,2 e, em 2021, atingiu 3,9. Quanto à percepção de segurança, 59,6% dizem que nunca foram vítimas de roubo de dados.
O Ranking de Onboarding Digital 2021 avaliou o processo de cadastro e onboarding de 41 instituições. Foram usadas opiniões de usuários reais e concedidos prêmios em três categorias: Challenger Banks (bancos nascidos digitais), Bancos (empresas mais tradicionais) e Carteiras Digitais (Wallets). Os vencedores foram Nubank, Banco Bari e PicPay, respectivamente. No ranking geral, o Nubank lidera (com nota 8,52), seguido da PicPay (8,21) e do Pagbank (8,07).
PicPay vence entre carteiras digitais e fica em segundo na classificação geral (Imagem: Reprodução/Canaltech/Caio Carvalho)
O estudo comprova que o onboarding afeta diretamente o interesse de um indivíduo em permanecer em uma instituição financeira: usuários que deram 8 ou mais pontos em uma experiência de cadastro estão 129% mais propensos a continuar como clientes. Os que deram notas 9 ou 10 têm 663% mais chances de seguir na instituição.
Felipe Penido, head de inteligência da idwall, destaca que, em média, 2021 teve mais de 315 mil contas digitais abertas por dia. "Nesse cenário, a jornada do usuário é essencial para adquirir escalabilidade e bons resultados", diz. "Tudo começa no onboarding, a primeira etapa dessa relação: aqueles com as melhores experiências conseguem adquirir e fidelizar mais clientes."
Fonte: Canaltech
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